O que são accountability e mecanismos de controle social?
Resumo
O QUE SÃO ACCOUNTABILITY E MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL?
Resumo: Para melhor compreendermos o que são accountability e mecanismos de controle social, uma breve contextualização sobre a Democracia Liberal Representativa e Governança se faz necessária, passando pelos pontos de vista da Ciência Política, da Ciência da Administração Pública e, por fim, do Direito, com ênfase em Direito Administrativo e Direito e Desenvolvimento. Na expressão mecanismos de controle social são considerados os instrumentos, as ferramentas e os recursos, que compõe a engrenagem relacional da accountability. São duas formas de olhar para o mesmo fenômeno, apenas que na primeira ele é visto como um regime relacional político-jurídico e, na segunda, como um conjunto de ferramentas e recursos, que, unidos por uma engenharia ou arquitetura, formam um regime institucionalizado de controle. Por tais razões, a afirmação de Mulgan (2000), de que a accountability é um meio de controle, entendido em seu sentido amplo. De outro lado, porém, accountability pode ser, por vezes, mais do que um mecanismo de controle, mas o próprio controle.
Palavras-chaves: Accountability. Controle social. Conceitos. Definições.
WHAT ARE ACCOUNTABILITY AND SOCIAL CONTROL MECHANISMS?
Abstract: In order to better understand what accountability and social control mechanisms are, a brief contextualization of Representative Liberal Democracy and Governance is necessary, from the points of view of Political Science, Public Administration Science and, finally, Law, with emphasis on Administrative Law and Law and Development. In the expression social control mechanisms are considered the instruments, tools and resources that make up the relational gear of accountability. They are two ways of looking at the same phenomenon, only that in the first it is seen as a political-legal relational regime and, in the second, as a set of tools and resources, which, united by engineering or architecture, form an institutionalized regime of control. For these reasons, Mulgan's (2000) statement that accountability is a means of control, understood in its broad sense, and, on the other hand, however, accountability may sometimes be more than a control mechanism, but control itself.
Keywords: Accountability. Social control. Concepts. Definitions.
Data da submissão: 16/01/2020 Data da aprovação: 14/04/2020
Texto completo:
PDFReferências
ABRUCIO, F. L.; LOUREIRO, M. R. Finanças Públicas, Democracia E Accountability: Debate Teórico E O Caso Brasileiro. p. 27, 2005.
ABRUCIO, F. L.; LOUREIRO, M. R. BUROCRACIA E ORDEM DEMOCRÁTICA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E EXPERIÊNCIA BRASILEIRA. In: Burocracia e políticas públicas no Brasil : interseções analíticas. Brasilia: IPEA ENAP, 2018.
ABRUCIO, F. L.; LOUREIRO, M. R. G. “Finanças Públicas, Democracia e Accountability”. In Ciro Biderman e Paulo Arvate, orgs. Economia do Setor Público. Rio de Janeiro: Editora Campus. 2005.
ALFREÐSSON, G. S.; RING, R. The Inspection Panel of the World Bank: A Different Complaints Procedure. [s.l.] Martinus Nijhoff Publishers, 2001.
BARZELAY, M. Breaking Through Bureaucracy: A New Vision for Managing in Government. Berkeley: University of California Press, 1992.
BOVENS, M. Two Concepts of Accountability: Accountability as a Virtue and as a Mechanism. West European Politics, v. 33, n. 5, p. 946–967, 1 set. 2010.
CACCIA SALINAS, N. S. Legislação e políticas públicas: a lei como instrumento de ação governamental. Tese de doutorado, n. USP, 2012.
CARDOSO, A. et al. Política Socioambiental do BNDES: Presente e Futuro. Brasilia: inesc, 2015.
CARRASCO, E. R.; CARRINGTON, W.; LEE, H. Governance And Accountability: The Regional Development Banks. p. 60, 2009.
CLAD. La resposabilización en la Nueva Gestión Pública Latinoamericana. Buenos Aires: Eudeba, 2000.
CLARK, D.; FOX, J.; TREAKLE, K. (EDS.). Demanding accountability: civil society claims and the World Bank Inspection Panel. Lanham, Md: Rowman & Littlefield Publishing, 2003.
COUTINHO, D. R. O Direito Nas Políticas Públicas. SSRN Electronic Journal, 2011.
COUTINHO, D. R. Direito e institucionalismo econômico: apontamentos sobre uma fértil agenda de pesquisa. Brazilian Journal of Political Economy, v. 37, n. 3, p. 565–586, jul. 2017.
CROZIER, M. El fenómeno burocrático. Buenos Aires: Amorrortu, 1969. v. 2
DAHL, R. A. Polyarchy: Participation and Opposition. [s.l.] Yale University Press, 1973.
DAHL, R. A. A Democratic Dilemma: System Effectiveness versus Citizen Participation. Political Science Quarterly, v. 109, n. 1, p. 23–34, 1994.
DEAKIN, S. et al. Legal Institutionalism: Capitalism and the Constitutive Role of Law. Rochester, NY: Social Science Research Network, 30 abr. 2015. Disponível em: . Acesso em: 28 jan. 2019.
DIAS, E. C. Rédeas do Estado e do Investimento:: As trajetórias dos bancos nacionais de desenvolvimentoTese de Doutorado - FFLCH-USP, , 2017.
EVANS, P. B. Embedded autonomy: states and industrial transformation. Princeton, NJ: Princeton Univ. Press, 1995.
FOX, J. A.; BROWN, L. D. The Struggle for Accountability: The World Bank, NGOs, and Grassroots Movements. [s.l.] MIT Press, 1998.
FUKUYAMA, FRANCIS. The end of History? Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2018.
GIBBS, J. P. et al. Social Control. Beverly hills: Sage Publications Inc., 1982.
GOETZ, A. M.; JENKINS, R. Voice, Accountability and Human Development: p. 89, 2003.
GRAU, N. C. Responsabilización por el Control Social. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2018.
GRUBER, J. E. Controlling Bureaucracies: Dilemmas in Democratic Governance. [s.l.] University of California Press, 1987.
HABERMAS, J. THREE NORMATIVE MODELS OF DEMOCRACY. Constellations, v. 1, n. 1, p. 1–10, dez. 1994.
HABERMAS, Jurgen. Paradigms of Law. Cardozo Law Review, n. 17, p. 771-784, 1995
HABERMAS, J. Political Communication in Media Society: Does Democracy Stil Enjoy an Epistemic Demansion? The Impact of Normative Theory on Empirical Research. In: Models of Deliberative Democracy. The Library of Contemporary Essays in Governance and Political Theory. New York: Routledge: Taylor and Francis Group, 2018.
HALPERIN, J.-L. Law in Books and Law in Action: The Problem of Legal Change. Maine Law Review, v. 64, n. 1, p. 33, 2011.
IHERING, Rudolf Von. Law as Means to an End. Tradução de Isaac Husik. Boston: The Boston Book Company, 1914.
KAGAN, R. A. Adversarial Legalism: The American Way of Law. [s.l.] Harvard University Press, 2001.
KELSEN, Hans. The Law as a Specific Social Technique. The University of Chicago Law Review, vol. 9, n. 1, 1941, p. 75-97;
KICKERT, W. Public Governance in the Netherlands: An Alternative to Anglo-American “Managerialism”. Public Administration, v. 75, n. 4, p. 731–752, 1997.
KOOIMAN, J.; JENTOFT, S. Meta-Governance: Values, Norms and Principles, and the Making of Hard Choices. Public Administration, v. 87, n. 4, p. 818–836, 2009.
LEE, M. Conceptualizing the New Governance: A New Institution of Social Coordination. Londres: McGill-Queen’s University, 2003.
LEVI-FAUR, D. Oxford Handbook of Governance. p. 37, 2012.
LINDBERG, S. I. Mapping accountability: core concept and subtypes. International Review of Administrative Sciences, v. 79, n. 2, p. 202–226, 1 jun. 2013.
LINDBLOM, C. E. O Processo de Decisão Política. Brasilia: UNB, 1981.
LINDENTHAL, A.; KOCH, M. The Bretton Woods Institutions and the Environment: Organizational Learning within the World Bank and the International Monetary Fund (IMF). Administrative Sciences, v. 3, n. 4, p. 166–201, 8 out. 2013.
MANIN, B.; PRZEWORSKI, A.; STOKES, S. C. Elections and Representation. In: PRZEWORSKI, A.; STOKES, S. C.; MANIN, B. (Eds.). . Democracy, Accountability, and Representation. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. p. 29–54.
MASHAW, J. Accountability and Institutional Design: Some Thoughts on the Grammar of Governance. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2018.
MASHAW, J. L. Judicial Review of administrative action: reflections on balancing political, managerial and legal accountability. Revista Direito GV, v. 0, n. 0, p. 153–170, 1 nov. 2005.
MERTON, R. Social Theory and Social Structure. Glencoe: Free Press, 1957.
MULGAN, R. ‘Accountability’: An Ever-Expanding Concept? Public Administration, v. 78, n. 3, p. 555–573, 2000.
NEF, J.; REITER, B. The Democratic Challenge: Rethinking Democracy and Democratization. New York: Palgrave Macmillan, 2009.
NISKANEN, W. Bureaucracy and public economics. 2. ed. [s.l.] Edgar Elgar, 1994.
NORTH, D. C. Institutions. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. 2019.
NONET, Philippe; SELZNICK, Philip. Law and Society in Transition:Toward Responsive Law. 4. ed. New Jersey:Transaction, 2008.
O ’DONNELL, G. Horizontal accountability and new poliarchies. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 44, p. 27–54, 1998.
OFFE, C. Problemas estruturais do Estado capitalista. Rio de Janeiro: Tempo Brasilieiro, 1984.
OLSEN, J. Maybe it’s time to rediscover bureaucracy. Journal of Public Administration Research and Theory, n. 16, p. 1–24, 2005.
OTÁVIO PRADO, MARCOS VINICIUS PÓ. Discursos, Prestação de Contas e Responsabilização Democrática nas Reformas da Gestão Pública. Disponível em: . Acesso em: 5 jan. 2019.
PEREIRA, A. E. et al. Accountability in International Organizations: the case of World Bank Inspection Panel (1993-2015). Brazilian Political Science Review, v. 11, n. 1, 2017.
PEREIRA, A. K. A construção de capacidade estatal por redes transversais : o caso de Belo Monte. 29 abr. 2015.
PERUZZOTTI, E. LA POLITICA DE ACCOUNTABILITY SOCIAL EN AMERICA LATINA. Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2019.
PIRES, R. R. C. Beyond the fear of discretion: Flexibility, performance, and accountability in the management of regulatory bureaucracies. Regulation & Governance, v. 5, n. 1, p. 43–69, mar. 2011.
POLLIT, C.; BOUCKAERT, G. Avaliando reformas da gestão pública: uma perspectiva internacional. Revista do Serviço Público, v. Ano 53, n. n. 3, p. 5–30, 2002.
PRZEWORSKI, A. A reforma do Estado. Responsabilidade política e intervenção econômica. Revista Brasileira de Ciência Sociais, v. 11, n. 32, p. 18–40, 1996.
PRZEWORSKI, A.; LIMONGI, F. Political Regimes and Economic Growth. The Journal of Economic Perspectives, v. 7, n. 3, p. 51–69, 1993.
RHODES, R. A. . The New Governance: Governing without Government1 - Rhodes - 1996 - Political Studies - Wiley Online Library. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2018.
RICH, R. Democracy in crisis: Why, Where, How to Respond. Boulder,: Lynne Rienner Publishers, 2017.
RODRIK, DANI. Thinking about Governance. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2018.
ROSE-ACKERMAN, S. REGULATION AND PUBLIC LAW IN COMPARATIVE PERSPECTIVE. University of Toronto Law Journal, v. 60, n. 2, p. 519–535, abr. 2010.
ROTHSTEIN, B. The Three Worlds of Governance: Arguments for a Parsimonius Theory of Quality of Government. Rochester, NY: Social Science Research Network, 2013. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2018.
RUESCHEMEYER, D.; STEPHENS, E. H.; STEPHENS, J. D. Capitalist Development & Democracy. CHICAGO: University of Chicago Press, 1992.
RUPNIK, J. From Democracy Fatigue to Populist Backlash. Journal of Democracy, v. 18, n. 4, p. 17–25, 1 nov. 2007.
SCHAPIRO, M. G. Making the Developmental State Work: How Does a Mandate Matter for the Brazilian Development Bank? Rochester, NY: Social Science Research Network, 17 jan. 2012. Disponível em: . Acesso em: 7 jun. 2018.
SCHAPIRO, M. G. Discricionariedade desenvolvimentista e controles democráticos:uma tipologia dos desajustes. Revista Direito GV, v. 12, n. 2, p. 311–344, ago. 2016.
SCHAPIRO, M. G. Legalidade ou discricionariedade na governança de bancos públicos: uma análise aplicada ao caso do BNDES. Revista de Administração Pública, v. 51, n. 1, p. 105–128, fev. 2017.
SCHEDLER, A.; DIAMOND, L. J.; PLATTNER, M. F. The Self-restraining State: Power and Accountability in New Democracies. [s.l.] Lynne Rienner Publishers, 1999.
SCHMITTER, P. C. Can the European Union be legitimized by Governance? 2007.
SEAWRIGHT, J.; GERRING, J. Case Selection Techniques in Case Study Research: A Menu of Qualitative and Quantitative Options. Political Research Quarterly, v. 61, n. 2, p. 294–308, 1 jun. 2008.
SELZNICK, P. An Approach to a Theory of Bureaucracy. American Sociological Review, v. 8, n. n. 1, p. 47–54, 1943.
SHUMPETER, J. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.
SMULOVITZ, CATALINA; PERUZZOTTI, ENRIQUE. Societal Accountability in Latin America | Journal of Democracy. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2018.
STEINBERG, D. Os bancos de desenvolvimento e seus intrumentos jurídicos de accountability - Um estudo de caso sobre o BNDESUSP, , 2017.
TAMAHANA, Brian Z. Law as Means to an End. Cambridge: Cambridge University Press, 2006, p. 1.
TRUBEK, D. M. The “Rule of Law” in Development Assistance: Past, Present, and Future. In: TRUBEK, D. M.; SANTOS, A. (Eds.). . The New Law and Economic Development. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. p. 74–94.
TEUBNER, Gunther. Substantive and Reflexive Elements in Law. Law and Society Review, v. 17, n. 2, p. 239-285, 1983.
WORLD BANK et al. Governance, Growth, and Development Decision-making. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2018.
ZVOBGO, K. The World Bank as an Enforcer of Human Rights. p. 55, 2018.
DOI: https://doi.org/10.47096/rdpc.v1i1.91
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista de Direito Público Contemporâneo
A revista está licenciada quanto aos direitos autorais com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexada em | Indexed by | Indizada en:
Google Acadêmico